sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O Rosário

"O Rosário, lentamente recitado e meditado - em família, em comunidade, pessoalmente - vos fará penetrar pouco a pouco nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos os acontecimentos que são a chave de nossa salvação". (João Paulo II)

A palavra Rosário vem do latim Rosarium que significa "Campo de Rosas". A Rosa é uma flor que tem simbolismo cristão. A Rosa é símbolo das missões. Cada vez que se reza uma Ave-Maria é uma Rosa que se oferece a Nossa Senhora. É na boca da tradição que se ouve "não há rosa sem espinhos", mostrando assim por um lado a beleza da rosa e o seu perfume e por outro as dificuldades e sacrifícios que lhe estão associados, mas quando se oferece uma rosa a alguém, pensamos sempre na flor, no que é belo, frágil, perfumado, doce...

A Senhora do Rosário

Em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal, três crianças- Lúcia, Jacinta e Francisco – viram uma senhora “mais brilhante que o Sol”. Ela segurava o terço na mão. As crianças perguntaram o seu nome. Na última aparição, ela se apresentou: ”Sou a Senhora do Rosário”, e a sua mensagem dói: “Rezem o terço todos os dias, a fim de alcançar a paz para o mundo”.

Como rezar

Inicie fazendo o sinal da Cruz: Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento do Terço: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Em seguida, segurando a cruz do rosário ou terço para atestar nossa fé; em todas as verdades ensinadas por Cristo, reza-se o Credo: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.


Terminado o Credo, presta-se homenagem à Santíssima Trindade com um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória-ao-Pai: A primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos remiu; e a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.


Mistérios: Em cada Mistério se reza um Pai-Nosso, dez Ave-Marias e um Glória-ao-Pai.

Mistérios Gozosos - Segundas e Sábados
1.º Mistério: A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. (Lc 1, 26-38)
2º Mistério: A Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. (Lc 1, 39-56)
3º Mistério: O Nascimento de Jesus no presépio de Belém. (Lc 2, 1-20)
4º Mistério: A Apresentação do Menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22-38)
5º Mistério: O Encontro do Menino Jesus no Templo, entre os Doutores. (Lc 2, 41-50)

Mistérios Dolorosos - Terças e Sextas
1.º Mistério: Oração e Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras. (Mt 26, 36-46)
2º Mistério: A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 27, 24-26)
3º Mistério: A Coroação de espinhos. (Mt 27, 27-31)
4º Mistério: Jesus a caminho do Calvário e o encontro com Sua Mãe. (Lc 23, 26-32)
5º Mistério: A Crucificação e Morte de Jesus. (Jo 19, 17-30)

Mistérios Gloriosos - Quartas e Domingos
1.º Mistério: A Ressurreição de Jesus Cristo. (Mt 28, 1-10)
2º Mistério: A Ascensão de Jesus ao Céu. (At 1, 6-11)
3º Mistério: A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo. (At 1, 12-14 e 2, 1-4)
4º Mistério: A Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma. (1Cor 15, 12-23)
5º Mistério: A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra. (Ap 12, 1-17)

Mistérios Luminosos - Quinta-feira
1.º Mistério: O Batismo de Jesus no Rio Jordão. (Mt 3, 13-17)
2º Mistério: A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná. (Jo 2, 1-11)
3º Mistério: O Anúncio do Reino de Deus. Um convite à conversão (Mt 4, 12-17-23)
4º Mistério: A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. (Lc 9, 28-36)
5º Mistério: A Última Ceia de Jesus com os Apóstolos e a Instituição da Eucaristia. (Lc 22, 14-20)

Agradecimentos: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos Liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos louvar vos saudamos com uma:

Salve Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário